Vamos começar o mês com um Desafio do Destralhe. No mundo acelerado de hoje, a desordem pode facilmente se acumular em nossas casas, mentes e agendas, levando a estresse e sobrecarga.
Destralhar sua vida não é apenas arrumar seu espaço – é sobre criar uma sensação de clareza e controle que permite que você se concentre no que realmente importa.
Seja seus pertences físicos, arquivos digitais ou carga mental, simplificar seu ambiente pode trazer uma renovada sensação de paz e produtividade.
A desordem não apenas enche nossos cômodos; ela também lota nossos pensamentos. Quando você constantemente vê pilhas de roupas, montes de documentos ou coisas sem utilidade, seu cérebro interpreta essa bagunça como negócios inacabados – aumentando o estresse e bloqueando a clareza mental.
Empiricamente eu já sabia disso. Depois os conhecimentos de Feng Shui reafirmaram essa teoria. E ontem descobri que isso é cientificamente comprovado e se chama Efeito Zeigarnik. (aprendi esse termo com o fantástico Luciano Pires, do Podcast Café Brasil. Se você não o conhece, fica a dica!)
Uma solução simples, porém poderosa? Um Desafio do Destralhe!
Porque Destralhar
- Reduzir a sobrecarga: Um ambiente arrumado pode ajudar a acalmar sua mente e reduzir os níveis de ansiedade.
- Aumentar a Produtividade: Menos distração visual libera espaço mental para tarefas que realmente importam.
- Despertar a Alegria: Livrar-se de itens que não servem mais a você abre espaço para coisas que realmente o fazem.
Como Fazer
Eu criei uma lista com 30 coisas que você precisa fazer para destralhar sua casa e sua vida. Use-a como guia, mas não se limite a ela.
Quando você concluir as tarefas, vai conseguir observar outras coisas a sua volta que precisam de uma atenção também. Não vai fugir agora, hein?
Ao se comprometer com o Desafio da Destralhe, você descobrirá que um espaço arrumado frequentemente se traduz em uma mente mais calma e focada.
Além disso, você descobrirá nova energia para atividades pessoais ou profissionais – prova de que às vezes, desapegar é exatamente o que você precisa para seguir em frente.
Use a lista abaixo como guia. Em seguida você encontrará mais informações sobre cada uma das tarefas.

Lixo
Nem preciso explicar né? Lixo é lixo e não deve estar dentro da sua casa (e nem na área externa, se você tiver uma). Recolha tudo e deixe o caminhão levar.
Se você tiver entulho de obra, móveis quebrados e outras coisas que o lixeiro não leva, dê a eles a destinação adequada. Aqui no DF o serviço de limpeza urbana oferece gratuitamente o papa-entulho (verifique se na sua cidade existe um serviço parecido) ou use caçambas.
Alimentos Vencidos
Investigue sua despensa e sua geladeira e livre-se de alimentos vencidos. Aproveite e olhe de perto seus grãos e cereais e veja se estão com carunchos ou larvas.
Jogue fora tudo que estiver com uma aparência duvidosa. Tenho certeza que você não quer uma intoxicação alimentar.
Armários da Cozinha
Limpe, por dentro e por fora, os armários de utensílios, louças, gavetas e despensa. Não se apresse, amanhã você reorganiza tudo. A ideia não é te sobrecarregar.
Na hora de reorganizar, pense com carinho se você realmente precisa daquela caneca que ganhou na promoção do mercado ou se todos os seus potes estão com tampa. Está guardando muito vidro vazio de palmito? Analise cada item e desapegue do que não fizer mais sentido para você.
Geladeira e Freezer
Você abre a geladeira e sente um cheiro estranho? Talvez você saiba que essa limpeza precisa acontecer, mas você está adiando.
Depois de tirar as coisas nojentas, limpe as prateleiras, de preferência com produtos naturais, já que estamos falando do local onde você guarda seus alimentos.
Guarda-roupas
Pense em quantas vezes você usa cada peça. Eles estão agregando valor? Se elas estão apenas entulhando, ou pior, fazendo você se sentir mal sobre si mesma, se desfaça da peça sem se sentir culpada.
Organize o armário e as gavetas por categorias e se livre de qualquer coisa que você realmente não vai usar novamente. As chances são de que você encontre mais coisas do que pensava.
Eticamente se livre dessas roupas, encontrando um novo lar para elas! Venda, doe, troque com uma amiga – só jogue fora o que realmente não tiver salvação.
Ano passado, enquanto trabalhava como voluntária na organização do material que foi doado para o Rio Grande de Sul em decorrência das enchentes, aprendi alguns truques: roupas de cama e banho rasgadas viram caminhas para os pets, uniformes que não podem ser repassados podem ser cortados e dão ótimos panos de limpeza e meias sem par ou furadas podem virar cobertores com o projeto Meias do Bem.
Cabos e mais cabos
Praticamente todo mundo tem um local aleatório onde cabos e cabos diversos estão escondidos. Nós os mantemos por perto, mesmo às vezes sem saber para que servem (já fiz muito isso) porque temos medo de um dia, de repente, precisarmos deles.
Só que, sejamos sinceros, isso não acontece com frequência. Então classifique todos esses cabos e deixe de lado os que você realisticamente não precisa manter.
Alerta de spoiler – provavelmente a maioria deles!
Carteira e bolsa
A sua bolsa é um saco sem fundo, como a bolsa da Hermione? Esvazie-a, limpe por dentro e só coloque de volta o que for útil. Nada de papel de bala nem de recibo de supermercado, combinado?
Quanto à sua carteira, você é daqueles que carregam cinco cartões de crédito para todo canto? Será que isso é realmente necessário? Analise seus hábitos de consumo diários e deixe em casa o que não for usar. Os cartões não acumulam as milhas efetivamente percorridas!
Contatos antigos do celular
Será que você realmente precisa do contato das 732 pessoas que estão cadastradas no seu telefone? Aposto que você não vai ligar de novo para aquele motorista de aplicativo da cidade que você visitou somente para o casamento da sua amiga de faculdade.
Delete o que não importa mais. Pode parecer bobo, mas vai facilitar a sua vida quando você precisar procurar um número realmente útil.

giphy.com
Produtos de higiene pessoal
Sim, até mesmo itens de maquiagem e higiene têm uma vida útil. Hidratantes eventualmente perdem a validade. Itens antigos também podem coletar bactérias, por isso é uma boa ideia passar por essas áreas em seu banheiro de vez em quando.
Mesmo que os itens não estejam estragados, é provável que você encontre produtos que não usa mais. Aqui em casa eu me deparei com um shampoo encostado no fundo do armário porque meu cabelo não gostou dele. Se ainda houver muito produto utilizável, considere dá-lo.
Seu feed
Se você utiliza redes sociais, sabe que seu feed pode ficar desordenado e tomar muito do seu tempo.
Nossos gostos e interesses mudam com o tempo. Não se sinta mal por deixar de seguir as páginas e as pessoas que não estão adicionando à sua vida ou ao seu bem-estar mental. As mídias sociais podem ser um lugar positivo, mas exigem uma curadoria cuidadosa com o seu feed.
Assinaturas mensais
Podemos assinar praticamente qualquer coisa hoje em dia. De serviços de streaming a cursos online a programas de entrega de refeições e itens de higiene, você pode obter praticamente qualquer coisa com um pagamento recorrente.
E como esses pagamentos recorrentes estão fora da vista e fora da mente, não pensamos neles e podemos não perceber que eles se tornaram um dreno de dinheiro.
Aproveite para rever suas assinaturas e cancelar a inscrição de qualquer que você não precise mais.
Jogos de tabuleiro
Se você e sua família gostam de jogar jogos de tabuleiro, você pode ter uma coleção maior do que você realmente precisa. Faça a sua coleção e mantenha somente seus jogos favoritos.
Faça esse armário de jogo ser gerenciável, doando ou vendendo aqueles que você não joga mais para alguém que realmente poderia usá-los. Eu fiz isso ontem e reduzi pela metade a coleção daqui de casa.
Gaveta de tranqueiras
A maioria das casas tem pelo menos uma gaveta de tranqueiras, cheia de coisas aleatórias, ela é um lugar onde muitas coisas vão parar somente para serem totalmente esquecidas.
Passe alguns minutos se livrando das coisas que você não precisa e encontre um lar adequado para as coisas que valem a pena manter.
Quando você terminar, você pode perceber que nem precisa de uma gaveta de tranqueiras!
Material de artesanato
Eu adoro criar no meu tempo livre, e costumo guardar muitas coisinhas para esses momentos de criatividade.
Se você é como eu, as chances são de que você tem mais suprimentos artesanais do que você precisa, e pode ser difícil manter tudo organizado.
Tire algum tempo para avaliar o que você tem e se livrar de qualquer coisa que você sabe que não vai usar novamente. Isso tornará a organização de seus suprimentos artesanais muito mais fácil!
Apps do celular
Nossos telefones são muito usados… provavelmente demais. Com todos os aplicativos, guias e fotos, os telefones podem se tornar uma bagunça .
Exclua os aplicativos que você não usa. Aproveite para eliminar as fotos duplicadas e embaçadas. Pode levar algum tempo para tornar seu telefone uma zona livre de desordem, mas vale a pena o esforço.
E-mail marketing
A desordem digital pode ser mais difícil de gerenciar do que a desordem física. E ela realmente me incomoda. Fico agoniada quando abro a caixa de e-mails e ela está lotada de porcaria e gente tentando me vender alguma coisa.
Você vai se surpreender ao ver o quanto de um impacto uma sessão rápida de “cancelar inscrição” podem fazer.
Eu faço assim: sempre que recebo um e-mail na caixa de entrada que não me agrega, imediatamente cancelo a inscrição. É mais fácil e rápido acabar com isso de uma vez! E uma vez por semana entro na caixa de spam e cancelo todas as inscrições das coisas que aparecem por lá.
Na minha caixa de entrada só fica o que preciso resolver. Meus olhos e meu cérebro agradecem!
Sacolinhas de supermercado
Mesmo que estejam ficando mais raras, tenho certeza que você tem várias delas emboladas em algum lugar. Também sei que algumas estão rasgadas ou são pequenas demais para serem reutilizadas.
Dobre as boas e jogue fora as que não servem mais. Vai te poupar espaço e tempo quando precisar pegar uma.
Remédios
Eu nem gosto de ter remédio em casa, afinal não gosto de tomá-los. Mas às vezes são necessários e acabam sobrando após uma recuperação médica.
Por razões de segurança, é uma boa ideia jogar fora itens expirados. Se você não passou pela sua gaveta de remédios recentemente, faça isso hoje. Certifique-se de verificar as formas apropriadas de descartar o medicamento expirado. Como eu tenho uma relação muito próxima com o posto de saúde do meu bairro, costumo levar para lá, pois eles têm uma bombona destinada a esse tipo de coisa.
Livros
Quando era adolescente, meu sonho era ter uma biblioteca enorme em casa. Sempre gostei de ler. Nunca me desfazia de um livro. Até que, depois de mais de 10 anos de acúmulo e algumas mudanças de residência, caí na real, percebi que não iria reler praticamente nenhum deles e estava sendo egoísta, não compartilhando conhecimento e irresponsável, por deixar os livros somente acumulando poeira na estante. Naquele momento fiz uma doação enorme para a biblioteca pública que ficava perto do meu antigo apartamento.
Depois daquele momento, uma vez por ano faço uma revisão nos meus livros. Ontem mesmo meu filho separou vários para vender e fazer um dinheirinho extra, que serão usados para pagar pelos outros que ele quer ler e eu já pedi na Estante Virtual (se você ainda não conhece esse site, não sabe o que está perdendo!).
Pois é, aqui não tem preconceito: só compro um livro novo quando não o encontro em um sebo. Sai mais barato pro bolso e pro meio ambiente.
Agenda
Chegou o momento de reavaliar seus compromissos. Veja onde sua agenda reflete seus valores e onde não.
Se você sempre gosta de ser agradável com as pessoas, é mais provável que diga sim e se comprometa demais, o que pode deixá-lo exausto e arrependido. Aproveite agora para rever a sua agenda e criar tempo para você.
Dica: se você me convidar para ver um filme de terror ou comer uma feijoada, já fique sabendo que não vou aceitar.
Locais escondidos
Se você se dedicar a aspirar ou varrer aqueles lugares que ficam escondidos, como embaixo do sofá ou atrás da geladeira, além de melhorar o ar da sua casa, provavelmente vai encontrar alguma coisa que estava perdida (principalmente se você tiver gatos, como eu).
Então deixe a preguiça de lado e arraste esses móveis!

Material de escritório
Eu sou simplesmente apaixonada por canetas e lápis de cor. Mas se a gente não guardar adequadamente, as canetas ficam secas e perdem sua função.
Então esses itens também precisam ser revisados de tempos em tempos, principalmente se você trabalha em home office.
Aproveite para organizar a gaveta toda: canetas, lápis, clipes de papel, grampos extras, elásticos, cola e outras coisas aleatórias, tudo merece estar organizado.
Se você ainda não tem um, invista em um organizador de gavetas para manter as coisas bem separadas e fáceis de encontrar.
Documentos importantes
Nada pior do que, no dia da eleição, perceber que você não sabe onde guardou seu título de eleitor. (eu passei esse perrengue aqui ano passado com a minha tia…)
Tenha um local específico para guardar todas essas coisas e, de preferência, separe tudo em pastas específicas como: casa, documentos pessoais, filhos, saúde e por aí vai.
Crie um sistema de organização
Agora que você já fez o trabalho pesado, por favor não caia na armadilha de acumular tudo de novo! Para evitar essa recaída, crie um sistema de organização que faça sentido para a sua rotina e siga-o.
Destralhar é um processo contínuo, mas dando pequenos passos consistentes, você pode criar uma vida mais organizada e satisfatória. Deixe ir o excesso e dê espaço para o que realmente traz alegria e propósito para você.
Assim sua casa e a sua vida ficarão muito mais leves, como devem ser. Bom, chega de falatório, é hora de arregaçar as mangas e começar a destralhar!
1 comentário em “O Desafio do Destralhe: Simplifique seu Espaço, Limpe sua Mente”